A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou quarta-feira, 17, a capacitação dos médicos que atuam na rede hospitalar e que integrarão o programa Telessaúde, que será lançado nesta quinta-feira, dia 18, em Sergipe. O treinamento foi realizado por técnicos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em parceria com a Universidade Tiradentes (Unit), para os médicos do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB) que atuarão nos 75 municípios sergipanos e operarão o sistema.
Os técnicos e gestores da SES participaram de uma roda de conversa com os técnicos do Telessaúde do Rio Grande do Sul e do Ministério da Saúde (MS) para conhecer detalhadamente o programa. O Telessaúde vai apoiar a Atenção Básica dos 75 municípios sergipanos, permitindo que os profissionais dos municípios recebam ajuda de profissionais do núcleo Estadual para melhorar a assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de Sergipe.
“Ele atinge toda a estratégia de Saúde da Família para tirar dúvidas técnicas que surgem na rotina de trabalho dos profissionais. Serão mais de 300 pontos em Sergipe e o cronograma de instalação deles já foi apresentado no Colegiado Interfederativo Estadual para os secretários municipais”, afirmou João Lima Júnior, diretor de Atenção Integral à Saúde da SES.
A Fundação Estadual de Saúde (Funesa) vai sediar e operacionalizar o Núcleo Estadual de Telessaúde em Sergipe. “A Funesa tem a tarefa de qualificar vários profissionais e gestores da Atenção Básica e promover a educação permanente. Visitamos todos os municípios para saber a possibilidade de conectividade e tecnologia disponível para implantar o sistema”, afirmou Andréia Iung, diretora operacional da Fundação.
Para a médica Laís Daniela, o Telessaúde é uma boa ferramenta para aperfeiçoar o trabalho na Atenção Básica. “Nossa expectativa é que as possíveis dúvidas sejam respondidas com rapidez e, com isso, prestar um atendimento de melhor qualidade para os usuários”, comenta.
Plataforma
A plataforma do sistema Telessaúde foi desenvolvida pelo Ministério da Saúde e é de fácil utilização para a teleconsultoria. “O sistema é semelhante a uma caixa de entrada de um e-mail e contém um formulário para que os profissionais da Atenção Básica preencham suas dúvidas e recebam as respostas. A utilização é segura, pois somente as pessoas cadastradas podem acessar”, disse Letícia Nolde Melo, coordenadora de campo do Telessaúde da UFRGS.
De acordo com a técnica do Ministério da Saúde, Marina Manzano, o sistema permite que, além das questões clínicas, outras dúvidas sejam tiradas. “Dúvidas sobre gestão e processos de trabalho na Atenção Básica também podem ser esclarecidas pelo Telessaúde”, finalizou.