Neste ano, acontece a quinta edição da Prova Brasil, em todo o país. Além de avaliar a situação das redes de ensino brasileiras, a mesma faz um balanço da situação educacional no país com a função de nortear decisões administrativas e pedagógicas nas escolas municipais.
Durante todo o dia dessa quinta-feira, dia 12, cerca de 170 alunos da Escola Municipal Mário Trindade Cruz, em Pirambu, realizaram a avaliação externa da Prova Brasil (MEC) para diagnóstico, em larga escala, desenvolvido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC).
A prova tem como objetivo avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.
“De acordo com os resultados, os educadores podem rever suas metodologias de ensino em busca da melhoria da aprendizagem de seus alunos”, afirma Tânia Teles, diretora da Escola Mario Trindade Cruz.
As provas são aplicadas na quarta e oitava séries (quinto e nono anos) do ensino fundamental. Os estudantes respondem a questões de língua portuguesa, com foco em leitura, e matemática, com foco na resolução de problemas. No questionário socioeconômico, os estudantes fornecem informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho.
Os professores e diretores das turmas de escolas avaliadas também respondem a questionários avaliativos que coletam dados demográficos, perfil profissional e de condições de trabalho.
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Por: Chico Freire / Secom de Pirambu