Desde ontem, segunda-feira, 13, foram abertas as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para facilitar a inscrição dos alunos da rede pública, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) disponibilizou o acesso livre aos laboratórios de informática das escolas àqueles que farão o exame. Os alunos podem fazer a inscrição até o próximo dia 27 de maio.
Com o intuito de subsidiar os professores sobre o novo modelo de avaliação, a Secretaria de Estado da Educação, em parceria com a Federação dos Estabelecimentos de Ensino Particular de Sergipe (Fenen), também realizou na noite da última sexta-feira, 10, uma palestra sobre o Enem.
Proferida pelo professor Mateus Prado, especialista no assunto e membro da Fundação Henfil, o evento reuniu, no auditório da Seed, professores de ensino médio e ensino médio inovador de escolas da rede pública estadual de ensino. Na ocasião os docentes puderam dirimir dúvidas e compreender melhor o exame que possibilita o ingresso dos estudantes em universidades públicas.
Em sua palestra, o professor Mateus Prado procurou desmistificar o Enem explicando a diferença entre o vestibular convencional e o Exame Nacional do Ensino Médio. “O vestibular é conteudista, enquanto o Enem trabalha mais a cognição, competências e habilidades que requerem a redução de conteúdos e a valorização das ações cognitivas. Em suma, o Enem trabalha com os quatro pilares da educação, que são aprender a fazer, a ser, a conviver e a conhecer”, explicou o professor.
Ele afirmou que o Enem é uma forma de diminuir as desigualdades entre um aluno da escola particular em relação ao aluno da escola pública. “Se o professor compreender bem a metodologia do Enem, o aluno, principalmente da rede pública, sairá ganhando, pois obterá mais conhecimentos específicos na área que quer seguir, e isso com certeza diminuirá o abismo entre o aluno que concluiu o ensino médio em escola pública daquele que o concluiu em escola particular”, frisou o professor Mateus Prado.